BLOG

27
jan

“Criatividade S.A.”: Presidente da Pixar revela as escolhas que o tornaram um líder na indústria criativa.

Misto de biografia e lições de empreendedorismo, a abordagem de Ed Catmull se diferencia dos demais livros de negócios.

pixar

Ed Catmull, presidente da Pixar e da Disney Animation Studios, é reconhecido por suas contribuições na inovação da computação gráfica. Ele almejava um objetivo muito claro: fazer o primeiro longa metragem de animação por computador do mundo.

Não seria fácil, já que a própria tecnologia precisava ser evoluída e aperfeiçoada, mas ele estudou e compartilhou o conhecimento que adquiriu para fazer o segmento se consolidar. Mesmo com os erros que são comuns a quem faz algo novo, o foco o levou a criar a divisão de computação gráfica da Lucasfilm que, anos depois, foi comprada por Steve Jobs e virou a Pixar. Com o caminho livre, a empresa foi responsável pelo marco na história do cinema que foi o filme “Toy Story” (1995).

Depois de anos no campo técnico, e já tendo realizado seu sonho com a produção de “Toy Story”, Ed Catmull abraçou de vez o cargo de presidente da companhia e dedicou os anos seguintes a sustentar a cultura criativa presente na Pixar. Sua rotina exigia muita atenção para observar problemas externos que pudessem atacar essa cultura, e blindá-la para que jamais fosse abatida.“Criatividade S.A.”  é um livro incrível que reúne os esforços, sucessos, falhas e lições que Ed Catmull aprendeu ao longo do caminho.

LIVRO REÚNE OS ESFORÇOS, SUCESSOS, FALHAS E LIÇÕES QUE ED CATMULL APRENDEU AO LONGO DO CAMINHO

Misto de biografia e lições de empreendedorismo, a obra se diferencia dos demais livros de negócios por ser ligado à empresas que dependem da criatividade para se manter. Escrito em parceria com a jornalista Amy Wallace, Ed Catmull expõe sua história de forma honesta e comenta sobre as escolhas que o tornaram um líder na indústria criativa.

csa3

 

Compartilhando ideias para garantir a evolução

Dois momentos de “Criatividade S.A.”, em especial, me chamaram a atenção por ilustrarem como o compartilhamento de ideias pode contribuir com a inovação.

“UM PROBLEMA DIFÍCIL É MELHOR SOLUCIONADO QUANDO VÁRIAS MENTES EXCELENTES TRABALHAM NELE”

Em 1974, Ed foi contratado pelo Instituto de Tecnologia de Nova York para coordenar um laboratório que desenvolveria animações. Enquanto todos os profissionais da área tentavam ser os primeiros a realizar algum feito, Catmull e seu colega tornaram públicos seus estudos sobre computação gráfica. A percepção era que todos estavam tão longe de fazer algo concreto, que ocultar ideias só prejudicaria a evolução do segmento. Disponibilizando esse conhecimento, toda a comunidade se beneficiaria do avanço e contribuiria para que a arte evoluísse. E isso aconteceu.

Alguns anos depois, ele recebeu o convite de George Lucas para criar a área de computação da Lucasfilm. Em sua entrevista de emprego, quando perguntado sobre quem mais o estúdio poderia considerar para a vaga aberta, Catmull citou diversos nomes de pessoas que estavam fazendo um bom trabalho na área técnica. Sua honestidade e visão de inovação fizeram com que ele ganhasse a vaga e, tempos depois, ele descobriu que a Lucasfilm já havia entrevistado todas as pessoas citadas, mas nenhuma delas respondeu a pergunta de forma franca.

Uma vez na Lucasfilm, Catmull virou vice-presidente da divisão que criou. No entanto, os altos custos do departamento fizeram com que Lucas procurasse potenciais compradores. Até que Steve Jobs, recém chutado da Apple, investiu 5 milhões de dólares na empresa e deu início à Pixar. Inicialmente uma empresa que vendia computadores de design gráfico e produzia algumas animações publicitárias, Jobs fechou, em 1991, um acordo com a Disney para produzir três filmes animados. E é nesse momento que o estúdio que nós conhecemos realmente nasce.

Na visão de Ed Catmull, um problema difícil é melhor solucionado quando várias mentes excelentes trabalham nele. Então, diante de um desafio, seja inteligente.

Criatividade S.A. Livro

O Banco de Cérebros

Outro capítulo especial de “Criatividade S.A.” é dedicado ao Banco de Cérebros, uma equipe formada por membros altamente qualificados de criação da Pixar que se reúnem para conversar sobre as produções em andamento.

A PAIXÃO EXPRESSA NUMA REUNIÃO NUNCA DEVE SER LEVADA A NÍVEL PESSOAL QUANDO ELA É DIRIGIDA PARA A SOLUÇÃO DE PROBLEMAS

Um estatístico, conhecido por seus processos de controle de qualidade, certa vez introduziu um conceito de produtividade dizendo que a responsabilidade de encontrar e corrigir problemas deveria estar com qualquer funcionário, em qualquer nível da empresa. Qualquer pessoa que identificasse um problema deveria ser encorajado a parar a produção e corrigi-lo. O Banco de Cérebros faz isso.

Um diretor pode defender a criação do melhor filme do mundo, mas é natural que enfrente problemas para desenvolver a ideia. E aqui entra o Banco de Cérebros. Ele está ali para fazer suas críticas construtivas e ajudar a diagnosticar o problema, para que o responsável possa trabalhar na melhor solução.

De maneira sincera e inteligente, todos são convidados a falarem abertamente sobre suas sugestões. A paixão expressa numa reunião nunca foi levada a nível pessoal porque todos sabiam que ela era dirigida para a solução de problemas. E a sinceridade, dentro da Pixar, supera hierarquias.

Ed Catmull dá um exemplo muito legal para ilustrar as reuniões. No filme “Os Incríveis”, há uma cena em que Roberto Pêra está brigando com sua esposa, e a cena pareceu completamente errada a todos os presentes, pois o personagem era enorme, e sua esposa, magrinha e baixinha. Parecia que ele poderia agredi-la a qualquer momento e essa impressão precisava ser mudada. Depois de analisar a cena, a equipe não mudou o diálogo, mas a cena. Durante a discussão, a Mulher Elástica usa seus poderes e se estica, ficando maior do que o marido, equilibrando a situação. Isso mudou tudo.

Criatividade S.A. Livro

Vale a pena?

É fascinante conhecer as histórias por trás de grandes projetos do estúdio. Ed nos coloca à par das dificuldades de produzir o primeiro filme da companhia, os erros cometidos na continuação de “Toy Story”, o esboço original de “Up! Altas Aventuras”, as versões do final de “Wall-E”, os projetos que morreram e nunca vieram à público, sempre com uma contribuição valiosa, que alterna entre problemas e soluções encontradas, uma forma de apresentar conselhos aos leitores.

“CRIATIVIDADE S.A.” CATIVA O LEITOR AO UNIR NEGÓCIOS E INOVAÇÃO, FUGINDO DA MERA AUTO-AJUDA CORPORATIVA

Com o uso de exemplos reais da Pixar e também de casos pessoais e pontuais, Ed Catmull esbanja dinâmica na forma como compartilha suas descobertas para, assim como ele já havia feito antes, fazer com que outras pessoas se beneficiem de sua história e evoluam com ela.

Em determinado momento do livro, o presidente da Pixar confessa que, nos primeiros dias da empresa (quando ele não sabia o quanto cobrar pelos seus computadores e como montar a própria equipe), se rendeu a diversos livros de negócios com frases como “não ouse falhar”, “siga as pessoas e elas irão segui-lo” e tantos outros clichês que não davam nenhum senso de direção a quem os lia.

“Criatividade S.A.” não comete essa gafe. Há frases inspiradoras, sim, e ideias que dependem de crença e coragem para serem colocadas em prática, mas o livro traz muitas sugestões do que fazer para manter uma cultura saudável na sua empresa. Criatividade S.A. cativa o leitor ao unir negócios e inovação, e se você for líder, colaborador ou apenas um fã de cinema, certamente vai tirar algo de valioso dessa história. É só adaptar ao seu universo e focar no seu objetivo. Foi isso que Ed fez.


FICHA TÉCNICA
Título: CRIATIVIDADE S.A.
Autor: Ed Catmull & Amy Wallace
Tradução: Nivaldo Montingelli Jr.
Editora: Rocco
Páginas: 320

Criatividade S.A. Livro
Fonte: Brainstorm9: – http://www.brainstorm9.com.br/54670/entretenimento/criatividade-s-presidente-da-pixar-revela-escolhas-que-o-tornaram-um-lider-na-industria-criativa/

 




27
jan

Tendências Criativas – Shutterstock

tendenciascriativasshutter

Usando insights de sua coleção de 47 milhões de imagens, o infográfico anual de tendências criativas da Shutterstock analisa quais pesquisas e estilos estão em alta, prevendo o que dominará o mundo visual em 2015.

Confira pelo link: http://migre.me/omikN

Fonte: www.shutterstock.com




27
jan

Alameda Studio Apresenta | Lua

Captura de Tela 2015-01-27 às 11.42.03
Compositores: Arlis dos Santos e Thiago Tremere

Performance: Sô Vibe (Arlis – Voz e Violão | Thobias – Baixo)

Alameda Studio no Facebook:
https://www.facebook.com/alamedastudio

Alameda Studio Apresenta é um projeto idealizado e produzido por Jose Roberto de Souza
Todo material, audio e videos, foram registrados e editados no Alameda Studio.

Alameda Studio Apresenta no SoundClound:
https://soundcloud.com/zehroberto/set

Jose Roberto no Twitter:
https://twitter.com/zehroberto_me

O Alameda Studio desenvolve movimento musical dando visibilidade a artistas, através de clips produzidos com bom gosto, mas de baixo custo, e utilizando ferramentas da web como as redes sociais.

Caso interesse, entre em contato conosco: 31 9331.2917 (TIM), 31 8420.4456 (Claro) ou 31 3327.7518.

Fonte: youtube.com/zehrobertooficial




19
jan

O que sua escrita diz sobre você?

Escrita_Destaque

Confira este infográfico que mostra que a forma como você escreve diz muito sobre você. Trata-se de uma técnica de estudo do perfil psicológico chamada de Grafologia. Legal não?

Segue o infográfico e tradução em seguida para o português (via Google Tradutor, então desculpe se passar algum erro que não vi!):

infografico_tipografia_01

Grafologia

Grafologia é o estudo da escrita, especialmente quando empregado como um meio de analisar o caráter de um escritor,  personalidade, habilidades, etc.

Como você escreve pode indicar mais de 5.000 traços de personalidade diferentes.

No campo da medicina, ele pode ser usado para se referir ao estudo da escrita como um auxiliar no diagnóstico e controle de doenças.

Tamanho

Letras Grandes

Você é voltado para o exterior, orientado para as pessoas, com atenção sincera e amor. Isso também pode significar que você apresenta algo na frente delas fingindo que deu muita confiança.

Letras Pequenas

Você é tímido e retirado, estudioso, concentrado e meticuloso.

Você se ajusta bem às situações e é adaptável.
infografico_tipografia_02

O espaçamento entre as palavras

Amplo espaçamento

Você desfruta de sua liberdade e não gosta de ser sobrecarregado.

Espaçamento apertado

Você não consegue ficar bem sozinho. Você tende a estar entre multidão de pessoas e ser intrusivo.

Inclinado

Sem inclinação
Você não deixe que suas emoções dominem você. Você tende a ser lógico e prático.

Inclinação à direita
Está aberto a novas experiências e desfruta conhecer novas pessoas.

Inclinação para a esquerda
Você tende a preservar a si mesmo e, geralmente, gosta de trabalhar nos bastidores. Se você é destro e sua inclinação de escrita manual é para a esquerda, isso pode ser expressão de rebeldia.

Forma das letras

Letras arredondadas
Você é criativo e artístico.

Letras pontudas
Você é mais agressivo, intenso, muito inteligente e curioso.

Letras conectadas
Você é lógico, sistemático e toma decisões com cuidado.

Looping

Estreitos laço no “L”
Você pode estar a limitar-se, o que pode levar a sentimentos de tensão.

Amplo laço no “L”
Você é descontraído e espontâneo; auto-expressão vem fácil para você.

Estreito laço no “e”
Você tende a ser cético em relação a outros; você não tende a ser seduzidos pelas emoções dos outros.

Amplo laço no “e”
Você está de mente aberta e gosta de experimentar novas experiências.
infografico_tipografia_03

O “pingo” do “i”

Alto sobre o “i”
Você tem uma grande imaginação.

Para a esquerda do “i”
Você tende a ser um procrastinador.

Seu “i” é contundente
Excessivamente auto-crítico, não tem muita paciência para a inadequação ou pessoas que não aprendem a assumir os seus erros.

Seu “i” é um círculo.
Visionário como uma criança.

Para a direita do “i”
Você é detalhista, organizado e enfático no que você diz ou faz.

Como cruza a letra “t”

Mais no topo do “t”
Você é ambicioso, otimista e tem uma boa auto-estima.

Bem no meio.
Você é confiante e se sente confortável em sua própria pele.

Longas cruzes
Você é muito determinado e entusiasta. No entanto, você tende a ser teimoso e têm dificuldade em deixar as coisas fluirem.

Cruzes curtas
Você tende a ser preguiçoso e mostra falta de determinação.

“O” aberto ou fechado

Aberto
Você é falante, capaz de expressar socialmente seus sentimentos, mas com pouco sigilo.

Fechado
Você é muito privado, limitado a partilhar sentimentos pessoais, introvertido.
infografico_tipografia_04

“S” Cursivo minúsculo

“S” cursivo minúsculo arredondado
Você é um prazer para as pessoas e tende a evitar o confronto.

“S” cursivo minúsculo pontuda
Você gosta de aprender coisas novas. É curioso e ambicioso. Quanto maior o ponteiro, mais ambicioso você é.

Amplo para o fundo.
Você pode não estar seguindo o seu coração em sua carreira ou outras atividades.

As margens da página

Margem na esquerda
Você tende a viver no passado e têm dificuldade em abrir mão de coisas.

Em toda a página
Você não pode sentar-se e relaxar. Sua mente está em constante execução.

Margem na direita
Você tem medo do desconhecido. Você está constantemente preocupado com o futuro.

Pressão

Pesada
Você é bom com compromissos e leva as coisas a sério. Se a pressão for demasiado pesada, você tende a ser tenso e pode reagir rapidamente às críticas.

Leve
Você é sensível e mostra empatia com as pessoas, mas também tem falta de vitalidade.

Velocidade

Se você escreve rapidamente
Você é impaciente, não gosta de atrasos.

Se você escrever lentamente.
Você é mais organizado, metódico e auto-suficiente.

Assinatura

Ilegível
Você é muito particular, difícil de ler ou entender.

Legível
Você é confiante e confortável em sua própria pele; não precisa fingir que é algo que você não é.
infografico_tipografia_05

Detector de mentiras

Manuscritos amontoados, mudou o alinhamento ou a forma para outro modo diferente do resto da escrita, indica uma mentira.

Escrevendo “I” para se referir a si mesmo

As pessoas que fazem a letra maiúscula “i” (para se referir a si mesmos) quando maior do que outras maiúsculas, tendem a serem arrogantes.

As pessoas que fazem a letra maiúscula “i”(para se referir a si mesmos) menor do que as outras maiúsculas, são felizes com eles mesmos.

O que a escrita diz sobre sua saúde

Pressão alta
Escrevendo com pressão variável é um possível indicador que você tem a pressão arterial elevada, especialmente quando se vai do claro ao escuro.

Doença de Alzhiemer
A escrita deteriora assim como as faculdades mentais se deterioram. Um dos muitos fatores inclui alterações na caligrafia, irregularidade nas letras juntamente com tremor. A escrita também vai abrandar.

Esquizofrenia
Quando a inclinação varia dentro de uma frase ou dentro da mesma palavra, freqüentemente, é um meio de provaR que a pessoa não possui um contato contínuo com a realidade.

Doença de Parkinson.
Um dos sinais da doença de Parkinson é a caligrafia apertada – a micrografia. Às vezes, a caligrafia fica tão pequena que  mesmo o escritor não pode ler.

Os níveis de energia

Escrita com uma forte pressão
Quando a escrita aparece escura, ou passa para a parte de trás do papel, indica elevados níveis de energia.

Uma leve pressão indica uma falta de energia ou cansaço.

Fonte: www.diretoresdearte.com.br